Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934) foi um psicólogo bielo-russo, descoberto nos meios acadêmicos ocidentais depois da sua morte, aos 38 anos. Pensador importante foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.
Ele atribuia um papel preponderante às relações sociais sobre o desenvolvimento, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
Segundo Vygotsky, a relação entre pensamento e linguagem é estreita, sendo a linguagem (verbal, gestual e escrita) a nossa instrumento de relação com os outros, ou seja, é através da linguagem que aprendemos a pensar.
Assim, e através da comunicação que o individuo passa a ter interação social e ao mesmo tempo organizar seus pensamentos. Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por três fases:
- linguagem social: é a primeira linguagem que surge e tem como função comunicação;
- linguagem egocêntrica: e a ação de falar sozinho, trazer pra dentro de si; a criança explicita pra ela mesma os passos de seu pensamento;
- linguagem interior: intimamente ligada ao pensamento.
De acordo Vygotsky, o primeiro contato da criança com novas atividades, habilidades ou informações deve ter a participação de um adulto, ou seja, por meio da interação social, portanto, a aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio individuo.
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