Skinner

unnamedBurrhus Frederic Skinner (1904-1990) foi um autor e psicólogo norte- americano, seguidor do Behaviorismo de J. B. Watson, mas na década de 40, criou o Behaviorismo Radical com uma proposta filosófica sobre o comportamento humano.

Ainda conduziu trabalhos pioneiros em psicologia experimental com a abordagem que busca entender o comportamento em função das inter-relações entre a filogenética, o ambiente e a história de vida do suposto individuo.

Foi influenciado pela teoria dos reflexos condicionados de Pavlov e pelo estudo do comportamento de John B. Watson, Skinner acreditou que era possível explicar a conduta dos indivíduos como um conjunto de respostas fisiológicas condicionadas, sendo que para ele aprendizagem concentra-se na capacidade de estimular ou reprimir comportamentos, desejáveis ou indesejáveis.

Fez crítica contra o pensamento de Sigmund Freud e acreditava que examinar os motivos inconscientes de seres humanos era uma perda de tempo, pois a única coisa que vale investigar é o comportamento.

Saiba mais:

http://www.scielo.br/pdf/rae/v30n2/v30n2a03.pdf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s